Seis dicas para o profissional que está em seu primeiro emprego

Consultoria especializada em recrutamento de profissionais listou medidas que ajudam o profissional encarar o início da carreira sem frustração; veja

38f6t7vekv2131ba5ue7hcyrx

O inicio da carreira é cercado de dúvidas. Como se comportar durante um processo seletivo; quando aprovado, como deve se portar no ambiente de trabalho; como tirar proveito de todos os ensinamentos do estágio. Enfim, são inúmeras questões que rondam o início de um profissional.

Mas não é preciso entrar em desespero, já que todo começo de carreira tem seus desafios. Para ajudar aqueles jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, a consultoria  Eureca!, especializada em processos seletivos, listou algumas dicas para tornar o momento mais fácil; veja:

1 – Experiência extracurricular

Procurar constante desenvolvimento e aprendizado por meio de movimentos estudantis, estágios, intercâmbios e até em trabalhos voluntários ajuda no desenvolvimento do profissional. “Aprender na prática é bem mais fácil do que pelo meio teórico”, enfatizou a consultoria .

2 – Lidar com as diferenças

Estar preparado para encarar as diferenças. As pessoas não são iguais, logo cada um tem um jeito de executar o trabalho solicitado, por exemplo. É importante que o profissional iniciante perceba e respeite essas diferenças, já que essa troca pode enriquecer o repertório de quem  está começando.

3 – Explore áreas de atuação

universidade tenta passar as mais variadas formas de atuação dentro da profissão escolhida. Na opinião da Eureca!, os jovens devem explorar todas as possibilidade possíveis neste começo, para que possa ter com clareza a área que melhor se encaixa.

4 – Busca do equilíbrio

Ser atento e ter foco no que está a executar.  “Se está na faculdade, não fique pensando no trabalho, viva aquele momento. Se está no trabalho, não fique lembrando da prova da próxima semana. A falta de foco atrapalha muito, ou seja, esteja presente no ambiente e aprenda ao máximo”.

5 – Autoconhecimento

Entender necessidades e desejos é importante neste momento. O profissional deve saber quais são os seus projetos, como colocá-los em prática, compreender os pontos fracos e fortes para que o plano seja concretizado. “E o mais importante, seja você mesmo sempre, evite mentir ou ser contraditório em suas ações e discursos”.

6 – Atenção nas redes sociais

Tome cuidado para não ser contraditório com suas ações on e off. Sempre deve haver coerência com o que você diz pessoalmente e o que você demonstra em suas redes sociais. Lembre-se sempre de usar as mídias sociais com moderação e equilíbrio.

Para concluir o raciocínio proposto pelas dicas, o especialista da Eureca!, Augusto Junior, explicou que o profissional iniciante deve ter atenção aos 4P’s ajuda.  “É essencial para a carreira de qualquer jovem que ela possua os chamados de 4 p’s, que são: protagonismo, ou seja, fazer a diferença na empresa que você está trabalhando. Sempre trabalhar com paixão e com coisas que te encantam. Ter um propósito e dar sentido na ação que você irá se dedicar e performance, tentando sempre gerar novos resultados para a empresa”.

Fonte: Economia – iG

Deixe um comentário