Entrevista de emprego: pesquisa aponta as 10 perguntas feitas por recrutadores

Pesquisa avaliou mais de 7 mil perguntas, apontadas por profissionais que estão a procura de emprego, e identificou quais as mais frequentes; veja

1nwl7jgp7k8gjetad9tjv7jba

Com mais de 13,5 milhões de brasileiros desempregados, ou seja, 13% da população, a disputa por uma vaga para retornar ao mercado de trabalho torna-se ainda mais acirrada. E a tensão só aumenta quando um profissional é chamado para uma entrevista de emprego. Muitos candidatos, por ansiedade, acabam sendo eliminados na primeira fase do processo seletivo, pois não conseguem responder de forma clara as perguntas feitas pelo recrutador.

Esse contato entre candidatos e recrutador é importante ao profissional, porém, perguntas pegadinhas podem tornar a situação ainda mais estressante. Para ajudar quem está à procura de emprego e sempre teme fazer entrevistas, a Love Mondays, plataforma de avaliação de empresas, pesquisou entre mais de 7 mil perguntas feitas durante uma entrevista de emprego , quais são as mais comuns.

“Quando o candidato sabe o que esperar de uma entrevista, ele pode se preparar melhor, fica mais tranquilo e confiante e consegue garantir que vai transmitir de forma mais clara tanto sua personalidade quanto suas competências técnicas”, explica Luciana Caletti, CEO e cofundadora do Love Mondays.

Foram consideradas 7.717 perguntas feitas em mais de 4 mil entrevistas publicadas para 1.100 empresas, dados esses analisados até o dia 31 de agosto deste ano. Para chegar às perguntas mais comuns, foram analisadas as palavras mais recorrentes publicadas pelos profissionais.

Confira abaixo as 10 perguntas mais comuns feitas por recrutadores:

1.    Porque você quer trabalhar nesta empresa?

2.    Conte um pouco da sua experiência.

3.    Quais são suas principais qualidades?

4.    Quais são seus principais defeitos?

5.    Quais são os seus objetivos na empresa?

6.    Qual a sua formação?

7.    Por qual motivo você acha que devo te contratar?

8.    Você gosta de trabalhar em equipe?

9.    Como você lida com pressão?

10.    Qual sua expectativa de carreira em cinco anos?

Com acesso essas informações o profissional deve estar preparado para responder a todos esses questionamentos. Para se sair bem em uma entrevista de emprego não basta um bom currículo, a impressão do recrutador é muito importante na hora da decisão da contratação.

Fonte: Economia IG.

Deixe um comentário