Seis dicas para conquistar espaço no mercado de trabalho

Não tenha medo de expor suas ideias, além de poderem realmente ajudar a empresa, falar sobre elas mostra que você está comprometido com a equipe

Lembre-se:  a autocriticiade é uma das características fundamentais para conseguir destaque no mercado de trabalho
Pensando nisso, a ADV Tecnologia separou dicas para te ajudar nessa missão e a alcançar seus objetivos no mercado de trabalho . Confira a lista abaixo:

Boa comunicação

Saber expor suas ideias por meio de uma boa comunicação geral – seja escrita ou oral – pode ser uma ótima qualidade para as relações não apenas sociais, mas também profissionais. Dessa forma, o chefe ou o responsável pelo processo seletivo poderá ver o seu potencial com a boa exposição de ideias, o que as deixam muito mais atraentes.

Vale a pena treinar em casa para impedir que a timidez impeça você de mostrar suas qualidades numa entrevista e no dia a dia do futuro novo emprego.

Trabalho em equipe

Embora a internet esteja muito presente no ambiente profissional e, em determinadas vezes,  ‘force’  um trabalho de caráter mais individual, saber trabalhar em equipe é um diferencial.

Mas como fazer isso? É simples, ouça com atenção o que as pessoas têm a dizer sobre o seu trabalho e procure contribuir para um ambiente agradável e harmônico.

Tenha iniciativa

Ter sempre sugestões de ideias, soluções e alternativas viáveis podem ajudar no destaque profissional e ‘de quebra’ mostrar que você está comprometido com a equipe e a empresa em que está trabalhando. Apresentar um problema já com algumas propostas de solução é uma das qualidades mais admiradas e buscadas pelos chefes, já que isso facilita e agiliza bastante o processo de tomada de decisões.

Seja flexível e adaptável

Além disso, é essencial saber que uma empresa pode passar por mudanças ao longo do tempo e passar – sem muitos problemas – por cada uma delas, já que novas políticas podem implicar em alterações na rotina e até mesmo na equipe.

Embora seja positivo ter sugestões em mente, é muito importante também ser flexível com as novas implantações da empresa, isso mostra que você é um profissional versátil, preparado para diferentes situações, o que te torna mais indispensável, ainda que o cenário futuro seja incerto.

Rede de contatos

Ter contatos com certeza faz toda a diferença para se destacar profissionalmente. Isso porque, conhecer pessoas que saibam das suas qualidades e competências pode abrir a porta para convites de novos projetos.

E quando essas oportunidades aparecerem, se mostre alguém confiável e com um ótimo desempenho em sua área. Assim, esses contatos podem recomendar o seu trabalho para outros profissionais, ajudando a aumentar a tal da rede.

Outra coisa importante é não “se queimar” mesmo ao sair de um  lugar. Em alguns setores, a indicação de um ex-empregador é fundamental para conseguir um novo posto de trabalho e dependendo da sua especialidade, as empresas conversam entre si e costumam contratar apenas funcionários que tenham um passado “sem manchas”.

Faça feedback para você mesmo

Repense sua trajetória profissional. Pontos fortes, fracos e quais resultados você tem conseguido ou não atingir e por que. Saber ser autocrítico e buscar aprimoramento é uma forma de conseguir destaque no mercado de trabalho . Transforme essa ideia em um hábito semanal.

Fonte: Economia – iG

Deixe um comentário